data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Thagner Pilar (Prefeitura de Cruz Alta/Divulgação)
Matheus, 14 anos, foi um dos 180 adolescentes que tomaram a primeira dose em Cruz Alta nesta quinta-feira
Depois da autorização e chegada de doses aos municípios, os primeiros adolescentes com comorbidades começaram a ser vacinados na região. Pelo menos quatro cidades já começaram a aplicação ou agendamento para este público. Em Santa Maria, ações devem ocorrer na próxima semana.
As estratégias de cidades da região que avançam e já vacinam a população jovem
Em Cruz Alta, 180 doses da Pfizer (a única com autorização para aplicação em pessoas de 12 a 17 anos) foram enviadas. Todas as fichas foram distribuídas ainda na quarta-feira. Nesta quinta, todas foram aplicadas.
Agudo, Paraíso do Sul e São Gabriel já iniciaram o agendamento. As datas serão organizadas conforme a demanda. Em Rosário do Sul, uma ação ocorre nesta sexta-feira, a partir das 8h, na Sala de Vacina Central. Serão 120 doses disponíveis.
AGUDO
- Para agendar - Por telefone: (55) 3265-1144, no Ramal 1
PARAÍSO DO SUL
- Para agendar - Por telefone: (55) 3262-1033 ou (55) 3262-1760
SÃO GABRIEL
- Para agendar - Por telefone: (55) 3237-1360
Estado volta atrás sobre antecipar segunda dose da vacina contra Covid-19
SANTA MARIA
A previsão é que as ações ocorram na próxima semana a depender do quantitativo destinado para este público. O sistema vai funcionar a exemplo do que foi feito com gestantes e puérperas. Pelo sistema, a pessoa marca o local até onde pode ir receber a vacina. No dia marcado, assim como nas ações para adultos, deverá ser levada a comprovação das doenças.
Grupo de doenças é diferente para adolescentes
Desde o começo de junho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite o uso da vacina da Pfizer para o público de 12 a 17 anos. No Rio Grande do Sul, a autorização é válida para essa faixa etária com comorbidades. Entretanto, conforme o informe técnico do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), o grupo de doenças é menor que o válido para adultos.
COMORBIDADES
- Obesidade grave - Atestado Médico/Declaração profissional da saúde (técnico de enfermagem, médico, enfermeiro ou nutricionista) - peso e altura colocado na Curva de IMC
- Pneumopatias Crônicas Graves - Exame de espirometria e/ou receita de corticoide de uso continuo ou broncodilatador de longa duração de até 3 meses antecedência ou atestado médico
- Outros imunodeprimidos - Atestado médico ou exame comprobatório da doença
- Hemoglobinopatia grave - Atestado médico ou hemograma e eletroforese de hemoglobina
- Doença cardiovascular - Atestado médico e/ou exame de imagem ou outros exames comprobatórios
- Doença neurológica crônica - Atestado médico com descrição clínica e comprometimentos
- Diabete Mellitus - Receita de insulina e/ou dosagem de hemoglobina glicada alterada
*Colaborou Caroline Miranda